sexta-feira, 22 de março de 2013

Preferências


   Por vezes ouvimos pessoas a falar do seu livro ou disco ou filme preferidos. Hoje ouvi uma senhora declamar o seu verso preferido de Fernando Pessoa. Para mim seria impossível! Completamente! Como poderia eu escolher de entre as dezenas de versos do poeta que já li um que me fosse mais bonito?São tantos. Ou escolher de entre as dezenas de fotografias tiradas por mim uma preferida? Impossível!
Se me perguntassem:
 - Pedro, qual é o teu escritor preferido?
Fazia um ar pensativo e respondia:
 - O Faulkner, sem dúvida.
E antes que o meu interlocutor concluísse algo, acrescentava:
 - E o Dostoievski e a Lídia Jorge e o Lobo Antunes e o Saramago e o Brecht e o Ibsen e o Pascoaes, enfim são tantos os meus preferidos.
E seria um não mais acabar de nomear escritores e escritoras portugueses e estrangeiros. Sim, claro que tenho preferências ocasionais dependendo, julgo, do estado de espírito ou do ciclo de vida. Por exemplo, o último que li foi o "Sartorius" de William Faulkner. Belíssimo!
Mas não, não me peçam para nomear um livro, um disco, um verso ou uma fotografia preferidas que eu não consigo. Seria demasiado redundante reduzir o mundo a um só objecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.