sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Substitua «Brasil» por «Portugal»

Em Dezembro de 1968, a escritora e jornalista brasileira Clarice Lispector escreveu o seguinte, a proposito de 40 estudantes brasileiros que entrevistara:

"Tive simplesmente esperança no Brasil. Nunca esquecerei aquelas caras jovens e ansiosas e delicadas e tenazes. (...) o Brasil precisa dessa juventude límpida e corajosa. Mas, para que ela se desenvolva e se transforme completamente em gente valorosa, é preciso que o Brasil cresça mais e lhes dê agasalho. (...) na minha terra que por enquanto é subdesenvolvida mesmo mas que vai crescer um dia ate se transformar no Brasil que queremos e amamos. Eu também preciso do Brasil. Quero vê-lo saindo da miséria e da morte (...). Eu preciso de um Brasil maior para me ajudar a entender o mundo e amá-lo. Fora do Brasil não há esperança para mim. Experimentei, como mulher de diplomata que fui, viver em outros países. E é indubitábel que só posso viver e morar no Brasil. Este me deu a língua portuguesa que é linda para se trabalhar e escrever.(...)"

1 comentário:

  1. Pois, de facto não conseguimos fazer nada pelo nosso País e estamos sempre à espera que os outros o façam.

    E, como não fazemos nada pelo nosso País, este vai de mal a pior, e queremos falar bem de tudo o que é "lá fora!!!!!

    Temos que nos ajudar cá dentro.

    Só, só...precisamos de aligeirar numa parte= fazer emigar muita da politicagem que anda eternizada por cá.....e nao permitir que os que sairam voltem...e pedir a estes comentadores/politicos/cometadores, que estejam caladinhos...

    Ficaremos bem melhor!!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.