domingo, 19 de janeiro de 2014

As Cartas à Directora do PÚBLICO

Hoje, no Público, na página do Provedor do Leitor, uma referência directa às cartas dos leitores. Transcrevo o parágrafo onde Paquete de Oliveira procura apresentar alguns critérios de selecção dos textos dos leitores a publicar: 


"Ora, uma das características dos ditos jornais de referência é a inserção nas suas páginas de uma secção de “Cartas à Direcção”. É verdade que, hoje, quase todos os jornais, até mesmo os gratuitos, têm secções do género. A via electrónica ajudou a generalizar esta prática. Mas, exactamente, o que pode distinguir os jornais de referência é a atenção que dedicam a esta correspondência e às ilações que tiram dessas mensagens. As “Cartas à Directora” são assim uma “linha directa” do PÚBLICO com os seus Leitores. Essas cartas, dito com mais rigor, esses emails, abrem espaço para acrescentar pontos de vista que tenham escapado ao jornal. Eu diria - pelo que tenho observado com maior atenção desde que assumi as funções de provedor  -  que este espaço é um lugar de que os Leitores se servem para exprimir a sua própria opinião. Essas cartas normalmente seguem na esteira das notícias ou opiniões divulgadas no próprio jornal. Acompanham as agendas mediáticas e políticas. Mas muitas vezes têm o condão de inverter ou modificar a ordem temática de uma programada agenda noticiosa ou de opinião. Sugerem novas narrativas, outras interpretações. Convocam outras interrogações na esfera da investigação jornalística. Vejo por isso grande utilidade na secção de as “Cartas à Directora”. É evidente que esta secção tem normas, algumas explicitadas na abertura da própria secção e que os critérios de selecção para publicação cabem à Direcção."

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