quinta-feira, 19 de junho de 2014

A todos, um bom SÃO JOÃO

Caros Amigos, companheiros de leitura e fazedores da mesma,

Tomo a liberdade de Vos enviar estas singelas quadras feitas por mim há uns anos.
Desejo-Vos um bom SÃO JOÃO.

Nota: só voltarei a este 'sítio' depois do dia 24.
Fiquem bem.

José Amaral


A noite de São João
No Porto está de novo;
Não sendo revolução
É a grande festa do povo.

Desde Afonso Henriques
Que nem todos têm pão;
Hoje há mais pedintes
Que foliões no São João.

Faço prova de vida
Na noite de São João,
Tal como alma perdida
No meio da multidão.

Fiz-te uma emboscada
Flor do meu coração
E foste desfolhada
Na noite de São João.

Fiz-te uma emboscada
Musa do meu coração
E foste desabrochada
Na noite de São João.

Na noite de São João
Queria ser erva-cidreira,
Ser teu chá de prevenção
Tua droga milagreira.

O Porto é urbe, cidade,
É terra de São João,
É viço, é mocidade
E à noite… é sedução!

O povo anda perdido
Ó meu querido São João,
Por estar a ser fedido
Com tão má governação.

O povo foi p’rà rua
Calcorreando seu chão;
O seu tecto, era a lua,
Seu santo, o São João!

O remediado virou pedinte
Ó meu querido São João;
E a desgraça seguinte
É na mesa não ter pão.

Requentaste-me o prato
Perdendo todo o sabor;
Foi como dares de barato
A chama do meu amor.

Sem emprego e com fome
Há muita gente sem pão;
Não ganhando, não se come,
O que achas, São João?

Tanta gente desiludida
Ó meu querido São João,
Sem dinheiro e sem comida
Como fazer reinação?

Uma grande multidão
No Porto enche as ruas,
Festejando o São João
Esquecendo as agruras.

Uns com poucos tostões
Reinam ao São João;
Outros com muitos milhões
À custa da corrupção.

Vi tanta fogueira acesa
Na noite de São João,
Que virei fácil presa
Na lava do teu vulcão.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.