sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A minha trilogia


1 - Afinal, não sou tão pobre como penso que sou, nem tão rico como o galáctico Bill Gates, o que eu já sabia.
Nem sou tão Zé do Telhado ao escrever o que penso e constato, nem tenebroso e gatuno a gerir os bens alheios postos confiadamente à minha guarda, deixando os verdadeiros donos sem nada do que era deles.
Todavia, poderei afirmar que sou um cidadão de sucesso natural e umbilicalmente ligado ao rincão-região que me viu nascer, só que conscientemente não fazia tal ideia.
Nasci numa recôndita aldeia – Vila Seca (Armamar) – uma das aldeias mais a norte do distrito de Viseu – (sendo eu vizinho do encravado triângulo onde nasceram João de Araújo Correia, Adolfo Correia da Rocha – o nosso Miguel Torga que infortunadamente o Nobel de Literatura não ganhou – e Aquilino Ribeiro, para além de entre outros Homens de Letras e do Pensamento, como Abel Botelho, Antero de Figueiredo, António Alves Martins, António Corrêa d’Oliveira, António de Navarro, o rei D. Duarte, Fausto Guedes Teixeira, Fausto José, João de Barros, João de Lemos e Tomaz Ribeiro -), que é parte integrante do território apodado de Património Mundial da Humanidade, o qual, cada vez mais deserto e envelhecido, é o nosso belo e doloroso Douro Vinhateiro, onde o Homem Duriense engarrafa o Sol, misturando-o com o seu suor e o sumo dos cachos de uvas, retiradas dos vinhedos postados em socalcos.

2 – Vivi, trabalhei e estudei  na ‘mais nobre, invicta e sempre leal cidade’ chamada Porto.
De lá parti, como ‘voluntário’ para defender, como centenas de milhares o fizeram, as ‘nossas’ parcelas ultramarinas. A mim calhou-me a Guiné.
E do Porto também saí para me casar com a mulher da minha vida na Igreja Paroquial de São João Baptista, na freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia.

3 – Em Vila Nova de Gaia constituí família, onde nasceram os meus três filhos e dois dos meus três netos, sendo que o terceiro é transmontano, porque nasceu em Vila Real, passando a viver em Chaves.
E, para ultimar este meu confessado sucesso natural e umbilicalmente ligado à Região Norte que me viu nascer, dou comigo a comunicar-vos também que o único hotel português escolhido por uma importante revista norte-americana sobre turismo para integrar o seu Top 100 dos melhores hotéis do mundo, passando para o Top 25 final, o eleito português situa-se precisamente junto às Caves do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.
Resumindo: se nada ganhei monetariamente com o que descrevi escrevendo, sinto-me muito feliz e honrado por ter nascido em Portugal, fazendo parte deste ‘nobre povo’ e desta nossa mui querida ‘nação valente’.

Texto também publicado, em 20/10, no blogue ovar novos rumos, em carta de V.N. de Gaia


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.