quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Crónica dos Maus Malandros

Como gosto de ler, mormente tudo que se prende com notícias do meu mau gerido país, dou comigo a rememorar coisas que li ou que me aconteceram.
Assim, - ao ler que ‘para roubar 44 euros dão prejuízo de 4,8 milhões’, o Facas, pai do Faquinhas, em que ambos incendiaram três armazéns para roubarem 11 quilos de sucata, para  de seguida ler também que um gangue de malfeitores, composto pelo Pongol, o Filipão, o Mongolé e o Huguinho, espancavam a torto e a direito para roubar dinheiro, telemóveis e bonés de marca,  - veio-me à lembrança a bem humorada ‘Crónica dos Bons Malandros’ do bem-disposto Mário Zambujal, com quem tive o privilégio de estar, ele como jurado, e eu como concorrente no concurso televisivo ‘Quem conta um conto …’/RTP1 (28/11/1994), ou lembrar-me do conteúdo do livro de contos ‘O  Fogo e as Cinzas' do saudoso Manuel da Fonseca, com quem também privei (23/4/1985), pois usei o seu livro de contos para a minha participação no concurso televisivo ‘Oito ou Oitenta’/RTP2.
Se as malfeitorias dos personagens dos livros acima não passavam de simples ‘crónicas dos bons malandros’, no caso vertente vindo nos jornais, são delituosas crónicas dos maus malandros contidos no quotidiano das nossas vidas – por via popular -, ao invés da gentalha de alto coturno – logo ‘via erudita’ -, que não passam de autênticas malfeitores, certificados pelas instituições estabelecidas, que pactuam e acobertam tais gentalhas que roubam milhões e nada lhes acontece, pois a Justiça e o Poder andam com eles em constante mancebia.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.