sábado, 22 de novembro de 2014

EFEMÉRIDE - 22 DE NOVEMBRO DE 1497



A 22 de Novembro de 1497, Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança, na procura de um caminho marítimo para a Índia.
Vasco da Gama, navegador português, nasceu provavelmente em 1460 ou 1468 ou ainda em 1469, em Sines, na costa sudoeste de Portugal, possivelmente numa casa perto da Igreja de Nossa Senhora das Salvas de Sines. Sines, um dos poucos portos da costa alentejana era então uma pequena povoação habitada por pescadores, tendo vindo a falecer em Cochim, na Índia a 24 de Dezembro de 1524, foi um navegador e explorador português. Na era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa à Ásia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi por um breve período Vice-Rei da Índia.

7 comentários:

  1. Fomos tão bons nos Descobrimentos...mas a partir daí!!!?????

    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Eu até pensava que se referia à efeméride de 22/11/2014, referente à detenção de cidadão José Sócrates.

    ResponderEliminar
  3. Senhor José Bernardo Amaral,

    Aprendi (mesmo sem o conhecer pessoalmente), a ter o maior respeito e admiração por si, pela forma como escreve...e muito bem.
    Admita-me que lhe diga que o seu comentário foi um pouco infeliz e pouco oportuno, pois uma coisa não tem nada a ver com o meu assunto...mas, quero levar para o lado de um confrade com algum humor negro.
    Por norma considero os politiqueiros todos um monte de esterco sem excepções.
    Tenha um bom domingo junto da família.

    ResponderEliminar
  4. Longe de mim a minha infelicidade verbal ter-lhe causado alguma moléstia. Contudo, foi mesmo involuntária, pelo que lhe peço muito desculpa pela ofensa que lhe causei, mas que não queria ter tal desfecho.
    Com as minhas desculpas extensivas a todos que lêem/escrevem neste blogue.

    ResponderEliminar
  5. Amigo José Bernardo Amaral
    O senhor é um cidadão duma integridade difícil de encontrar nos dias de hoje. Os meus Parabéns pela lição que nos deu, no que acaba de escrever. Às vezes, o génio não é compreendido.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado, amigo Tapadinhas, pelas suas palavras de solidariedade, tendo em conta que não quis magoar ninguém, pois se o fizesse também me magoava a mim próprio.

    ResponderEliminar
  7. Senhor José Amaral,
    Peço desculpa, de vir mexer mais uma uma vez "nas moscas" e nesta lengalenga de troca de opiniões e de tomadas de posições,de uns a favor de outro contra. (que para mim, sinceramente estou-me nas "tintas"), acerca de uma troca de um comentário, volto a afirmar que o seu foi infeliz.
    Contudo, ao assunto já sido passado um pano por cima, e mesmo sem o conhecer o respeito pela sua pessoa mantêm-se intacto.
    Considero-me, até prova em contrário, de ser igualmente um HOMEM integro, "quiça" pouco intelectual nas palavras, mas cá me vou ajeitando conforme o meu pouco grau académico que tenho, e com pouco jeito para desenhar e compor com alinho,frases bem feitas, comparados com outros intelectuais deste blogue, de mais puro e mais fino sentido critico.
    Os meus respeitosos cumprimentos.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.