sábado, 6 de dezembro de 2014

Muitas vezes

Muitas vezes páro e regresso ao passado até onde o meu pensamento e memória conseguem alcançar imagens e vivências que tive e que jamais voltarão a acontecer.
Assim, estou em pleno ano de 1957, altura em que ‘emigrei’ da província para a segunda maior urbe do país – a cidade de Porto – para me ‘fazer um homem’. Ainda não tinha 14 anos. Comecei a trabalhar de dia e a estudar à noite na melhor ‘universidade’ que frequentei, situada na Rua do Sol – a Escola Comercial de Oliveira Martins.
Lá, conheci um ladino companheiro de estudos – o alegre Eurico Dória Ribeiro, e que depois nunca mais iria ver.
Acabei o Curso Geral de Comércio sem grandes dificuldades, para logo, de seguida – em Setembro de 1965 – ir como ‘voluntário’ cumprir o serviço militar obrigatório, que ‘desaguou’ na Guiné, em missão de soberania, corriam os anos de 1966 a 1968.
E, após o meu batalhão e companhia – o 1877 e a 1500, respetivamente – terem regressado à Metrópole, visto eu ter sido mobilizado em rendição individual, fui colocado no QG – Quartel General – para ir desempenhar funções na Secretaria da Chefia dos Serviços de Intendência, no Aquartelamento da Amura, em Bissau.
Então, as minhas novas funções militares eram ir levar mensagens confidenciais a altas patentes ao QG, dar entrada e registo de correio vindo dos batalhões, companhias e agrupamentos que estavam no mato solicitando mantimentos ou requisitando caixões para as baixas que iam ocorrendo.
E é aqui que o círculo desta história real se fecha. Um dia, como tantos outros, caiu-me nas mãos mais uma requisição de uma urna. Destinava-se ao ladino e alegre Eurico Dória Ribeiro. E eu, nesse momento, chorei.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.