segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ondas de Choque

Na noite do dia 7 de Janeiro, encontrava-me a fazer uma pesquiza “internética” através do meu “iphone”. Enquanto tentava “googlar”, aparecia-me teimosamente em rodapé o seguinte anúncio:
“RECOMENDAMOS PARA SI – Vídeo mostra o momento em que atiradores matam polícia.”
Eis o que, no entender de uma qualquer entidade informática à qual sou totalmente alheio, me estava decisivamente recomendado: o assassínio brutal a sangue-frio de um ser humano como se fosse um cão em fase terminal caído na valeta.
Mas a recomendação não ficava por aqui, dizia também:
- “Partilhe este vídeo com os seus amigos”. Pois claro, então os amigos haviam lá de perder uma coisa destas!?
E ainda – muito importante e em bom português (“ipsi verbis”):
- “Alertamos para o facto de as imagens do vídeo podem ferir suscetibilidades.” Não!...,
Por isso é que está recomendado só para amigos…
Para além do mais, estou tranquilo; estou certo  que a  minha neta de 5 anos – que já domina estas novas tecnologias melhor do que eu – se calhar ver o vídeo, vai pensar tratar-se apenas de mais um “videogame” próprio para criancinhas da sua idade.
Dei comigo a pensar: louvado seja Deus, os progressos que a humanidade fez! Ainda há tão pouco tempo, só para ver um qualquer herege ser queimado vivo, a populaça não tinha outro remédio senão ter de se deslocar, pelo seu próprio pé e vontade, ao local da execução…
Ouvi claramente os tiros e as exclamações dos assassinos; para meu espanto, o que não ouvi foi um grito de horror, de indignação, indícios de uma chamada de socorro a ser efetuada ou do atirar de uma simples pedra na tentativa desesperada de confundir os assassinos…
Deduzo, quiçá injustamente, estar quem filmava mais concentrado na oportunidade de conseguir um filme único do que tentar ajudar quem estava a ser massacrado…
Realmente, para além de ser um verdadeiro “furo”, capaz de render muito bom dinheiro a quem percebe minimamente destas coisas, o destemido realizador cometeu uma proeza de que se vai poder gabar nas redes sociais para o resto dos dias da sua vida…
E mais! Decididamente, toda a família do polícia assassinado lhe ficará eternamente grata pela oportunidade de poderem rever, vezes sem conta, os derradeiros momentos do seu ente querido.
Sem surpresa, logo se fez ouvir a voz dos principais líderes mundiais, os mesmos que pugnam em manter escancaradas as portas do mundo dito “civilizado” a todo o tipo de barbárie, em nome do politicamente correto: manifestavam-se chocados!!!...
Eu lamento, mas honestamente tenho de confessar que não; a mim, a única coisa que ainda me choca, é o fato de já nada parecer chocar as pessoas.
A terminar, só uma pergunta de mera curiosidade pacóvia: o senhor Hollande não se deslocou ao local do crime de “scooter”, pois não?!...
 
 José Dinis Carmo

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.