quarta-feira, 4 de março de 2015

ESTOU TÃO ENVERGONHADO!




Está a ser difícil articular um discurso lúcido, racional, ponderado e educado do que está a acontecer neste País.

Tão irreal, tão inimaginável, que dá a sensação de estarmos todos metidos num colete de forças, obrigados a ser figurantes num filme de um realizador alucinado.

Se para mim uma dívida da Segurança Social dá penhora e eventualmente prisão, para o parceiro do lado dá-lhe que pode pagar uma parte quando se lembrou, não a totalidade,e segue tranquilamente, de cara lavada a sua vida.

Se eu tenho uma doença oncológica, não posso ter acesso ao medicamento ou à cirurgia em tempo útil, que me dê uma esperança simpática de usufruir um par de anos mais. O parceiro do lado tem acesso a esses cuidados: ainda bem que eu bem gostaria.

Se andei toda uma vida a juntar tostões para complementar uma reforma imprevisível e perco tudo porque acreditei num sistema financeiro sério e eficaz, há um parceiro ao lado que fez especulação com dinheiros dúbios e agora sorri para mim com um fácies amnésico de bonomia.

Se acreditei, e investi, na formação dos meus filhos, que “um curso Superior” lhes daria a possibilidade de um horizonte de início de vida simpático, logo o parceiro do lado me convenceu que emprego, é lobby, não é mérito.

Há no entanto valores éticos, meus – erro meu - que julguei como garantidos. Patetices de um estudante de filosofia: a Política é também uma disciplina da filosofia, mas a rapaziada dos poderes políticos de agora leu poucos livros!

Um primeiro ministro não paga os impostos, e ainda tem a “lata” de demagogicamente fazer floreados sobre o tema, quando uma instituição de solidariedade social - daquelas que tentam mitigar a pobreza das gentes, sim! Das gentes que estão agora a fazer de figurantes em colete de forças nesse tal filme fedorento de muito mau gosto - e cai-lhe a penhora do bem que têm para distribuir à comunidade?

Que País é este? Que gentalha é esta - desculpem o termo, que não vos quis ofender?

Junto a minha vergonha, com a vossa que não têm.

Existe uma grande probabilidade estatística que o Benfica, este ano, ganhe o campeonato. Existe igualmente uma grande probabilidade estatística que o Porto este ano pode vir a ganhar o campeonato. A probabilidade não é tanta, mas a estatística é o que é, e o Sporting ainda pode chegar lá, e o Alverca, o Valpaços e o Pendão.


Nós é que nunca mais chegamos lá! A estatística não está a ser simpática para as pessoas sérias.

3 comentários:

  1. O meu caro Amigo sente-se envergonhado e não é único. Porque esse deve ser o estado de alma, da maioria dos portugueses informados e responsáveis,que atentam no que se está passar em seu redor.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Eu já não sei o que dizer ou escrever, pois há uns tempos que estou proibido de ser publicado nos espaços destinados às 'cartas/desabafos dos leitores', mas constato que trabalhos meus dão azo a opiniões 'urdidas' por profissionais. É o que me parece, mas não o posso afirmar a 100%.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Apesar do meu dasabafo, não me parece que a desistência seja o caminho e publique-se ou não, de uma maneira ou outra sempre vamos conseguindo partilhar com outros as nossas ideias (seja no blogue, ou outros meios), e isso é o que verdadeiramente importa: poder continuar a dizer NÂO e BASTA.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.