quinta-feira, 9 de abril de 2015

DESABAFOS

Muito bom dia, meu caros amigos.

Tenho andado a "ruminar" se deveria ou não partilhar convosco um "pequeno / grande " mau estar que me tem andado a consumir em relação ao DN, mas hoje , por razões que não vêm ao caso, algo ou alguém deu-me o "click" que precisava para o fazer.

Deixei de escrever para o DN porque me senti profundamente violentada das ultimas duas vezes em que as "excelências" se dignaram a publicar coisas minhas - Fizeram-no tarde e más horas e portanto os textos apareceram totalmente descontextualizados  - foram por isso objecto de alguns comentários, absurdo e alguns a raiar a total falta de educação, fazendo-me passar por lerda, porque efectivamente a abordagem fazia sentido na altura em que foi escrita, mas passados 15 dias ou três, deixam de o ter.

Tomei então a minha decisão...

O DN não vai certamente publicar mais nada meu, pelo simples motivo que não vou voltar a escrever nada que para lhe enviar - mal ou bem, o jornal daqui da minha terra - O Cidade de Tomar, passe a publicidade tem a decência de publicar as minhas coisas e quando não pode fazê-lo na semana em que envio, contactam-me para saber se podem ou não fazê-lo na semana seguinte.

O DN , como tanta outra comunicação social do nosso pobre país, vendeu-se por uma mão cheia de lentilhas, em muitos caso de muito má qualidade e aquilo que a que temos assistido ultimamente é à publicação de crónicas que em muitos casos são claramente encomendadas - na verdade até algum "comentaristas" residentes são encomendados e portanto, comigo não contam mais, porque para "fraude" já basta muito do que se passa no meu querido e tão mal tratado país - não precisam da minha contribuição.

Irei continuar a escrever neste espaço, se quem gere o blog tiver a gentileza de me permitir que o continue a fazer.

Estarei enganada ou estamos a caminhar a passos largos para o "antigamente " em termos de comunicação social ?
Este espaço de socialização e pedagogia que tanta falta faz no nosso país - refiro-me obviamente ao correio dos leitores -  está cada vez mais espartilhado e subtilmente cerceado da sua essência porque os senhores que mandam na comunicação social , não podem ou não querem dar-nos a voz que merecemos.

Estou triste, mas confesso que não estou surpreendida.
Termino este desabafo com o desejo de uma vida longa à Girafa e que se mantenha um espaço livre e aberto à diversidade e com o respeito que o DN e outros DN's por este país fora não têm vindo a demonstrar.

Apelos ao exercício da cidadania ?
Deixem-se de chavões ocos - os portugueses que têm dois neurónios a funcionar conseguem perceber o que se está a passar no nosso país e estou certa de que não estão a gostar.
Respeito quem não pense como eu, mas como sempre fiz, esta é a minha opinião que assumo na integra.
Um enorme bem haja para todos...


Com amizade...
Graça Costa

8 comentários:

  1. Graça, escreva mais uma vez para o DN, enviando-lhes este texto (com as devidas adaptações, claro) !! Beijinho e continue a escrever :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Céu - irei ponderar na sua sugestão e logo tomarei uma decisão. Obrigada e beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Cara Graça Costa, li atentamente o seu queixume, pelo que bem mesmo a propósito um texto da minha pobre lavra publicado no JN no dia 8/4 com o título 'E por que não jacuzzi nas cadeias?'. E, disse cá para comigo: de facto, parece que escreveste isto, mas com este título?
    Fiz uma pesquisa ao que vou escrevendo e o texto ora publicado foi-lhe (ao JN) enviado em 2/1, com o título 'Deixemo-nos de eufemismos', que eu também publiquei n'A VOZ DA GIRAFA na referida data. Logo, o JN publicou-o com 3 meses e 6 dias de atraso.

    ResponderEliminar
  4. Talvez insistir, insistir, até maia não lhe apetecer....ou o que seria mais correcto da parte "deles" dizerem para não enviar mais e até acabarem com "aqiele espaço de que não gostam", para ficarem só com a "prata da casa".

    O que lhe fazem a Si, Graça, fazem-no a mim, e por certo a todos.....deve ser Directivas!!!!!!!

    Abraço



    Augusto

    ResponderEliminar
  5. Eventualmente serão, meu caro Augusto, mas respeito é muito bonito e eu gosto e portanto se existem directivas elas devem ser comunicadas aos leitores - é o mínimo que o bom senso pede e a educação exige.
    Meu caro José bernardo Amaral, fizeram-me o mesmo ao ultimo texto que enviei - mudaram-lhe o título e publicaram quando já nem me lembrava de o ter escrito.
    Os meus pais educaram-me a ter respeito por todas as pessoas, mesmo que não concordando com as suas posturas, opiniões ou mesmo formas de estar na vida, mas também sempre me ensinaram a nunca me calar quando tenho razão ou pensando que a tenho, deverei argumentar a mostrar a minha discordância, fundamentando-a .
    Foi o que fiz - não espero resposta porque infelizmente este país está cada vez mais infestado de cobardes e vendidos, mas pelo menos mantenho-me fiel aos meus princípios.
    Aquele abraço a todos...

    ResponderEliminar
  6. Sabe Graça , que já me enviaram um email - DN - a dizer para "ter paciência que tudo se resolveria"! , faz tempo,,,,,,,, quando tive a ousadia de perguntar se o espaço diminuto e por vezes o "não espaço", iria assim continuar....

    Respeito, Graça, acha que "isso" ainda se usa em Portugal?????????????????????????????????????????????

    Um destes dias dei prioridade de automovel a uma jovem que vinha da esquerda, nem o gesto de "obrigado" . ......à frente havia um semaforo ficámos lado a lado, fiz-lhe sinal para abrir o vidro, e perguntei-lhe, se não deveria ter dito "obrigado"; respondeu-me com ar impinado "isso já não se usa".

    É tal como o respeito.............foi...............era...........

    Talvez só a insistência e nossa não desistencia!!!

    Ou..............


    Um abraço do

    Augusto

    ResponderEliminar
  7. Eventualmente terá razão meu caro Augusto...efectivamente o nosso país está a transformar-se numa coisa muito triste. Eu até posso ser "demodée" mas continuo a achar o respeito um valor fundamental - se não fro para o país, pelo menos no meu pequeno mundo vcontinua a ser.
    Agora concordo consigo..desistir não, mas alimentar o ego daqueles senhores e eles usarem os "nossos neurónios a seu belo prazer" também não. Havemos de encontrar uma solução, estou certa disso.

    Um abraço e bom fim de semana para todos/as.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se aceitarão qualquer decisão nossa, dado que estes senhores que hoje pairam pela maioria da comunicaçao social, Governo, Oposiçoes, são incapazes por natureza, e por isso não descobrem nada a não ser a razão que não têm, ......e..... que não podem perder para não ficarem no desemprego.......logo, vão impor o que têm imposto para não cairem....eles...

    Mas nós à nossa maneira não podemos desisitir....mesmo que eles sejam que manda....nós ainda somos Gente!"!!!!!!

    Um abraço e bom fim de semana


    Augusto

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.