domingo, 21 de junho de 2015

Também quero uma comenda

Quero a comenda, pois claro! E porque não? É certo que não sou do círculo restrito da Dra. Maria Cavaco Silva mas, quando vemos que o sr. Presidente da República agraciou o costureiro que concebe as fatiotas da esposa com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, nada me impede de exercer a minha invejazinha e reclamar, como qualquer português que exerce um ofício digno e com esforço, a atribuição de um reconhecimento oficial. Para além disso, dei quase três anos da minha vida ao Estado Português, dois dos quais em serviço militar na Guerra Colonial.
Nada tenho contra o sr. Carlos Gil, o estilismo, a moda e coisas que tais. Do mesmo modo que nada tenho que me imiscuir nos critérios do sr. Presidente para designar os “seus” laureados. Mas não posso deixar de constatar que as funções oficiais desempenhadas pelo novel Comendador, certamente bem (?) remuneradas, lhe vão rendendo frutuosas distinções honoríficas. Nomeado em 2006 para tão nobres atribuições, logo em 2009, também no 10 de Junho, foi nomeado Jovem de Sucesso em Portugal e no Estrangeiro e, seis anos passados, reincide com a presente comenda. É caso para perguntar qual seria a próxima distinção caso não houvesse limitação dos mandatos presidenciais.
Quando o prof. Cavaco Silva venceu as presidenciais de 2006, comentei entre amigos que, enquanto presidente, ele haveria de desbaratar o prestígio que, efectivamente, detinha entre uma maioria dos portugueses. Acho que não me enganei muito e constato que ele sente que poder exercer as mais altas funções do País, durante dez anos, valem por tudo. Vanitas vanitatum

Quanto a mim, se me quiserem outorgar uma qualquer distinção, estou disponível. E uma coisa eu prometo: quando posar para a fotografia, ao lado da bandeira de Portugal e com a comenda ao dependuro, cuidarei de não enfiar displicentemente a mão no bolso…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.