quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Afinal, de quem foi, ou é a culpa?


Há tempos, fiz uma pergunta algo estranha aos meus queridos concidadãos e, quiçá, leitores, que era a seguinte: teria Eva, esposa de Adão, umbigo? Depois de ter formulado tal ‘estranha’ pergunta, pensei na minha querida mãe – que Deus lá tem -, a qual, quando eu ‘brincava’, sem maldade, com coisas do Sagrado, me dizia sempre: “graças a Deus, muitas; graças com Deus, poucas ou nenhumas”. Mas, continuando a não querer ofender seja quem for, mas tão-somente aligeirar e desanuviar as sempre más notícias que nos assaltam no dia-a-dia – como a reposição de douradas subvenções e outras alucinações políticas -, cá vou levando a água ao meu moinho, dando a conhecer as maluquices que me iam e vão na cabeça. Então, se Eva foi feita de uma costela de Adão, não necessitava de umbigo, pois o mesmo só serve para o feto se alimentar, quando permanece nove meses no ventre materno. Portanto, estou convencido que não tinha umbigo. Espero, pois, que me perdoem por estes meus pensamentos, que poderão ser somente pecados veniais. E, neste contexto, continuando a pecar, faço-lhes mais outra pergunta: sabem porque é que há ricos e pobres, isto é, uns são filhos, outros são enteados – ou boys do regime politiqueiro que inferniza Portugal -? Cá vai a resposta que é mais outro ‘pecado’, o qual me foi transmitido por uma senhora da minha aldeia, Vila Seca – no concelho de Armamar -, durante uma visita ao cemitério paroquial e local, em Nossa Senhora do Leite. Eis a história: Adão e Eva viveram muito felizes enquanto o Paraíso Terreal foi, de facto, um lugar de amor e paz – e sem corrupção -. A prole foi grande, pois tiveram muitos filhos. Um dia, O Criador mandou-lhes um recado para O irem visitar e que levassem os filhos para melhor os conhecer. Eva, envergonhada com tão numerosa descendência, achou por bem levar só metade do número de filhos. Então, O Criador, só abençoou os presentes, não tendo sido contemplados os ausentes. Perceberam agora porque há deserdados da fortuna? A culpa foi de Eva, ao que acrescento, nos tempos de agora, os corruptos, os ladrões de casaca, os banqueiros malditos e outros acólitos que nos sangram sem cessar.

José Amaral


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.