sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O patriotismo é um nacionalismo?

No passado dia 21 publiquei aqui no blogue um texto -" Patriotismo e Nacionalismo" - que, no mesmo dia, veio no "Cartas ao Director" do PÚBLICO. Mereceu, no primeiro local, pouco interesse, dadas as 11 visualizações e os zero comentários. No segundo, não faço a mínima ideia.
Dito isto, não voltaria ao assunto se, no "ípsilon" de hoje, António Guerreiro (AG) não voltasse ao assunto com "O patriotismo dos outros", Começando por se dizer "do lado" de Rui Tavares (RT), distinguindo patriotismo de nacionalismo, a benefício do primeiro, entra depois numa análise histórica e erudita da origem e significado das duas palavras, em que acaba por deduzir que, resumindo, o patriotismo é o "bom nacionalismo". Como não dominava esse aspecto que aprendi com AG, vou-me calar, embora.... nos conceitos  divergentes de RT e do trio (quarteto?) de académicos eu esteja do lado primeiro, com laudos ao patriotismo e muitas reservas quanto ao nacionalismo. Se os dois são "um só" em bocas diferentes, confesso que apetece dizer que não sou... "nada". Porquê? Porque de nacionalismos estou farto, pelo histórico e pelo que vou vendo tristemente no presente. Isto enquanto gritei por Portugal quando ganhou o Europeu de futebol... e gosto da ideia da Europa dos cidadãos.

Fernando Cardoso Rodrigues 

1 comentário:

  1. Perante patriotismos, nacionalismos e outros reumatismos, ocorre-me sempre aquele poema do Gedeão que começa assim: "Minha aldeia é todo mundo/todo mundo me pertence...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.